O Castelo de Faria tem um lugar de destaque na história de Portugal.

Convém referir que o Castelo de Faria foi um dos primeiros, em conjunto com o Castelo do Neiva, a dar voz por D. Afonso Henriques durante os eventos que levaram à constituição do reino de Portugal. De facto alguns decretos existem que foram assinados por D. Afonso Henriques, ainda como príncipe, numa sua estadia no castelo.

Está também referido na Crónica de D. Fernando de Fernão Lopes como tendo sido palco da façanha do Alcaide de Faria Nuno Gonçalves, que mais tarde romanceada por Alexandro Herculano no seu “Lendas e Narrativas”.

Todavia o local onde foi erigido o castelo tinha já importância prévia. Naquele local existe um castro da Idade do Ferro, mas também, vestígios de outras ocupações. Ainda hoje é possível encontrar mais de uma dezena de casas castrejas na zona de entrada para o recinto. De facto, segundo o sítio http://www.monumentos.pt: “O sítio possui uma sequência de ocupação humana muito longa que se inicia no 3 / 2 milénios a.C., tem vestígios do Bronze Final, prolongando-se depois até um periodo adiantado da época romana. Posteriormente, na Idade Média, as construções situadas na coroa do outeiro foram adaptadas às necessidades do castelo cabeça da Terra de Faria, local de episódios bélicos e simbólicos notáveis na Baixa Idade Média.”.

As ruinas do Castelo de Faria e os vestigios arqueológicos em seu redor estão classificados como Monumento Nacional desde a década de 50 do século passado, sendo o terreno onde se encontra propriedade do estado.

É possível consultar mais informação sobre o Castelo de Faria nos sítios da internet governamentais:

http://www.patrimoniocultural.gov.pt

http://www.monumentos.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s