Quando a Primeira Guerra Mundial começou a maioria dos exércitos estava impreparada para as novas tecnologias do campo de batalha.

É interessante pensar que a maioria dos políticos no poder desejavam esta guerra, mas não sabiam no que se estavam a meter.

Como comparação com a época moderna, mesmo os soldados profissionais podem treinar arduamente várias formas de combate, mas como combater um inimigo que está a milhares de quilómetros de distância e que usa drones? Não é fácil.

Nas palavras de B. L. Montgomery “Combater metralhadoras com peitos de soldados” podia ser uma excelente tática, se não fosse estúpida.

Aqui seguem algumas dos piores erros cometidos, que na melhor das hipóteses custaram dezenas de milhares de vidas e na pior milhões:

  1. O exército Francês luta com uniformes coloridos e faz cargas com sabre contra as metralhadoras e artilharia pesada do exército alemão (ver foto em destaque e em baixo). Só no mês de Agosto de 1914 a França teve 75000 soldados mortos!!frcolour
  2. O exército alemão introduz uma das armas que vai revolucionar o campo de batalha durante a Grande Guerra: a pá! Todavia, os ingleses e os franceses rejeitam-se a atribuir tais armas aos seus soldados por serem cobardes e revelarem pouca galhardia. Moral da história, no início de 1914 enquanto os alemães estão abrigados nas trincheiras, os franceses e ingleses estão… a olhar para eles a descoberto.670129d1396493229-military-entrenching-tools-shovels-imag1222
  3. Depois de um bem sucedido ataque de gás alemão, os aliados tentam replicar o ataque. Todavia, não contam com o vento, que a meio do ataque mudou de direção e devolveu o gás para as trincheiras aliadas.
  4. Gavrilo Princip , um bósnio defensor do fim do domínio do Império Austro-Húngaro na Bósnia,  mata o Arquiduque Franz Ferdinand, o homem que tinha impedido 26 vezes Franz Conrad von Hötzendorf de começar uma guerra contra a Sérvia, partidário da introdução dos Eslavos (que ele contudo detestava, mas é assim a vida) como terceiro elemento do Império Austro-Húngaro concedendo-lhes autonomia, praticamente o único ( muito por receio duma guerra com a Rússia) homem que podia ajudar as minorias eslavas no império e futuro herdeiro do império ( o Imperador Franz Joseph tinha 86 na altura e morreria dois anos depois!). Pior ainda, Gavrilo Princip deu o tiro que começou a Primeira Guerra Mundial.
  5. O Imperador Franz Joseph declara guerra à Sérvia, depois de lhe ter feito um ultimato em que esta aceitou tudo (incluindo punir toda a propaganda anti-austro-húngara!!!) menos que … o Império Austro-Húngaro participasse nos seus processos judiciais ( este é o ponto do ultimato que foi feito para garantir que ele seria recusado… obviamente!!!). Pior, o relatório feito pelas autoridades à morte do Arquiduque Franz Ferdinand não revelou qualquer indicio de participação do governo Sérvio no assassinato. Mesmo assim… o Imperador Franz Joseph declarou guerra à Sérvia… começando assim a Primeira Guerra Mundial…

Para finalizar fica o top 10 do Indy Neidell dos erros táticos durante a Primeira Guerra Mundial.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s