Uma das batalhas mais horrendas da história da humanidade, senão a mais horrenda, deu-se numa região chamada Verdun.
Curiosamente Verdun é uma localidade gaulesa cujo nome latinizado era Verodunum “o grande forte”.
No início da Primeira Guerra Mundial era um dos símbolos da França, o último forte a render-se durante a Guerra Franco-Prussiana (40 anos antes) e o forte que subsistiu à invasão inicial Alemã em 1914 e permitiu às tropas francesas re-agruparem e defenderem Paris.
Devido ao cariz estático que a guerra tinha em 1916 o General Erich von Falkenhayn propôs-se a desenvolver um tipo de batalha que ele próprio chamou de “Picador de Carne”. O objetivo era atacar um símbolo francês de forma a provocar uma defesa francesa substancial degastando assim o inimigo e tirando-lhe força noutras partes da frente. O problema que Falkenhayn não ponderou foi que o mesmo poderia acontecer ao exército alemão…e aconteceu.
Os números são inacreditáveis, vejamos, nos primeiros 18 dias de bombardeamento Alemão, com o objetivo de não deixar nenhum dos 12 km de frente por bombardear, foram disparados 4.000.000 de projéteis de 1200 peças de artilharia, das quais 800 eram artilharia pesada ou super-pesada (normalmente movida por comboio). No total da batalha o exército alemão sozinho disparou entre 40.000.000 a 60.000.000 de projéteis.
Após o bombardeamento inicial alemão, um soldado francês terá dito que em cada cinco camaradas dois foram enterrados e estavam desaparecidos, dois estavam em choque para lá de recuperação e um estava à espera pela hora dele…
A batalha demorou de Fevereiro a Dezembro de 2016, com diversas escaladas de agressividade, provocando mais de 700.000 mil baixas entre os quais 300 mil mortos (os números são ligeiramente piores para o lado francês).
Foram também usados pela primeira vez nesta batalha lança chamas. Inicialmente tiveram muito sucesso, especialmente no ataque aos fortes franceses e para “limpar” a terra de ninguém. Com o estabilizar da batalha no entanto os lança-chamas tornaram-se suicidas, pois eram o alvo preferencial dos atiradores franceses que tornavam os soldados alemães que os carregavam, e os que os apoiavam, em tochas humanas.
Seguem em baixo cenas originais, a cores, da batalha de Verdun:
E um excelente documentário em duas partes sobre esta batalha: